Castração

Muita gente ainda tem receio em castrar seus animais. Por falta de informação pensam que estão indo contra a natureza, que dói ou que a personalidade de seu animal irá mudar. Isso não é verdade.
Saiba por que a castração é importante e como isso irá ajudar a manter a saúde do seu animal por muitos anos.

O que é a Castração ou Esterilização?
A castração é uma cirurgia realizada pelo médico veterinário através da qual se retiram os órgãos reprodutores do animal. Nas fêmeas os ovários, as trompas e o útero. No macho, os testículos. O procedimento é feito sob anestesia geral e não causa dor ao animal, normalmente não requer internação e após 7 ou 10 dias o animal já estará totalmente recuperado.

Com que idade o animal já pode ser castrado?
A partir dos 2 meses de idade. Não existe limite de idade para se realizar a cirurgia desde que o animal esteja em boas condições de saúde.

Quais os benefícios da castração para a saúde e bem estar do animal?
Nas fêmeas:
- Diminui drasticamente o risco de desenvolvimento de tumores mamários.
- Elimina o risco de infecções uterinas (metrite e piometra) e de tumores no ovário e no útero.
- Evita a gravidez psicológica (pseudociese) um distúrbio hormonal comum nas fêmeas.

Nos machos:
- Elimina o risco de desenvolver tumores nos órgão genitais e diminui drasticamente o risco de desenvolver outras doenças nos órgãos genitais (testículos e próstata).
- Diminui a agressividade para com outros machos em disputas pelas fêmeas, evitando brigas.
- Elimina o ritual de demarcação com urina, tão comum nos gatos, e a urina perde o odor forte.
- Evita fugas, diminui a ansiedade, excitabilidade, comportamentos dominantes e hábitos como montar em outros animais, e objetos. O animal fica mais tranqüilo.

Em ambos, machos e fêmeas, acaba com o stress e excitação por falta do cruzamento, acabando com os miados e latidos excessivos.
Ou seja, só trará bem estar físico e emocional ao seu animal.

Mas a fêmea não deve ter pelo menos uma ninhada?
NÃO. Não deve; não precisa. Este conceito é totalmente falso, não passa de mito. A reprodução é um processo hormonal. Ter uma ninhada não vai trazer mais saúde a fêmea. O recomendado é até que se realize a cirurgia na fêmea antes do primeiro cio.

Castrar o animal não é ir contra a sua natureza? Ele não vai poder namorar?
Esse argumento é absurdo e é baseado em uma comparação que as pessoas fazem da sexualidade humana com a dos animais. Os animais copulam (fazem sexo) por instinto e não em busca de prazer. É apenas o instinto natural de preservação da espécie.
Você não estará privando seu animal de nada, uma vez que ele não tem noção que é castrado, pois seu instinto sexual é movido tão somente pela necessidade hormonal.

E não se esqueça que o mais importante é o direito a uma vida digna. Não há nada de natural em animais abandonados nas ruas condenados a morrer de fome, frio, ou pela violência.

O animal vai engordar?
O animal engorda ou não de acordo com a alimentação que recebe. Exemplo: um gato que antes de ser castrado andava por aí durante horas a procura de uma fêmea, ficava alguns dias fora de casa, e conseqüentemente sem comer após ser castrado e sem a necessidade instintiva de sair por aí a procura de fêmeas, mesmo tendo a mesma alimentação que tinha anteriormente tende a ganhar peso, pois sua atividade física diminuiu. Isso faz com que algumas pessoas associem o ganho de peso à cirurgia de castração. Ou seja, o animal não engorda por causa da cirurgia.

Meu animal vai mudar de personalidade? Meu cão vai deixar de ser um cão de guarda?
O que muda é que o macho para de demarcar território com a urina. A personalidade do seu animal não irá mudar em NADA.
Eles deixam de sofrer o stress e ansiedade pela impossibilidade de cruzar, e cessam as brigas em disputas por fêmeas, mas os animais não perdem o instinto de proteger seu território.

Mas e seu eu quiser um filhote do meu animal?
Saiba que um filhote de seu cão/gato não será uma cópia fiel, e você estará fazendo isso apenas para satisfazer uma vontade sua. Você será responsável pela ninhada, pela saúde dela e pelo seu bem estar. Se você for ficar com todos eles e tiver condições de cuidar: ótimo.
Se estiver pensando em ficar com um e doar os outros saiba que está prestando um desserviço a sociedade uma vez que com a enorme quantidade de animais abandonados tudo o que a gente NÃO precisa é de mais animais sem um lar.

“Mas a cirurgia é cara. Não tenho como pagar”
Ter um animal de estimação implica ter gastos financeiros.
É dever do dono castrar seu animal; é um dever para com seu bichinho (pois estará cuidando de sua saúde) e para com a sociedade pois você vai garantir que seu animal não gerará filhotes que acabarão por se tornar animais abandonados nas ruas.
Tem que pensar na relação custo x benefício.
É verdade que não é barata e nem poderia ser. Afinal é uma cirurgia, tem os gastos operacionais. Além disso, já pensou  quanto tempo um veterinário teve que estudar ? Ele é um médico formado e preparado para cuidar da saúde de seu animal.
Outro erro é a pessoa procurar o balconista/dono de casas de ração para solucionar o problema. Fazendo isso você bota em risco a saúde e a vida do seu animal. Dono/Balconista de casa de ração NÃO É VETERINÁRIO. Desconfie de quem cobra muito barato pelo serviço; sempre leve seu animal a um médico veterinário.
Se você tiver dificuldades em pagar um veterinário, procure saber se a Prefeitura de sua cidade promove campanhas de castração; procure os hospitais veterinários das Universidades e ONG's que promovem campanhas de castração a um custo mais baixo ou até mesmo de graça. Em último caso pelo menos mantenha seu animal dentro de casa para evitar um cruzamento indesejado até que você tenha condições de castrá-lo.
A castração é muito importante para a saúde do seu animal, vai protegê-lo de muitas doenças e garantir uma vida mais longa e saudável para seu bichinho.

Além disso, é a única forma de evitar o aumento da população de animais abandonados.